sábado, 23 de julho de 2011

Falar em Fair Play é lembrar de Jaime de Almeida!


Após o último jogo Flamengo x Palmeiras a expressão “Fair Play” foi muito utilizada devido às atitudes e declarações do atacante alviverde Kléber. A Nação não o perdoou e perdeu um bom tempo ofendendo o atacante que apresenta em seu currículo uma série de atitudes maldosas e muitas expulsões, polêmicas estas que são muito mais numerosas que os seus gols e os títulos que conquistou. Que tal usarmos o nosso tempo de forma mais produtiva e prazerosa? Ao invés de dar audiência pra um jogador de outro time, não é melhor dar audiência a um jogador do Flamengo que foi sinônimo de “Fair Play” enquanto atuou pelo Mengão? 

Se você se interessar lhe apresento Jaime de Almeida! Seu “Fair Play” era tanto que em uma partida foi capaz de cumprimentar um jogador adversário que havia feito um belo gol contra o Flamengo. Se fosse hoje em dia será que a torcida entenderia esse nobre gesto? Provavelmente não. Seria execrado pela torcida, taxado como traidor e sairia do clube pela porta dos fundos...

Jaime de Almeida foi um jogador que se destacou pela sua conduta correta, fato que lhe rendeu a marca de ser o primeiro jogador da Seleção Brasileira a conquistar o prêmio Belfort Duarte, em 1949. O prêmio Belfort Duarte, criado pelo Código Brasileiro Disciplinar de Futebol (CBDF) em 1946, era dado ao atleta que não tivesse sofrido qualquer punição esportiva durante dez anos, tendo esse jogador participado de pelo menos 200 jogos oficiais, entre campeonatos estaduais, nacionais e internacionais. 

Jaime de Almeida nasceu em São Fidelis (RJ), no ano de 1920, mas foi revelado pelo Atlético-MG, em 1936. Fez 25 jogos pelo clube, sem marcar gols, e em 1938 é vendido para o Flamengo. É no Mengão que faz história ganhando títulos, chegando a Seleção Brasileira e sendo escolhido no ano de 1946 o melhor lateral-esquerdo da América do Sul. 

Jogador eficiente na marcação e no apoio, numa época em que poucos executavam essa função, formou com Biguá e Bria a linha que protegia a defesa do Mengão durante a conquista do Tricampeonato Carioca de 1942/43/44. Defendeu a Seleção entre 1944 e 1946, fazendo 15 jogos e  marcando um gol. 

Como jogador do Flamengo jogou durante doze anos, de 1938 até 1950, fazendo 342 jogos e marcando 31 gols. Conquistou dez títulos pelo clube, sendo os mais importantes os quatro Campeonatos Cariocas, em 1939/1942/43/44. Após se aposentar virou técnico do clube, e comandou a equipe em 69 jogos, obtendo 32 vitórias, 20 empates e 17 derrotas. 

Faleceu no ano de 1973, em Lima (PER), onde morava após treinar o Alianza Lima, de 1961 a 1966. O seu filho, que também se chama Jaime de Almeida, já jogou pelo clube, sendo zagueiro na década de 70, e hoje é auxiliar técnico do Luxemburgo.

Jaime de Almeida é um dos Heróis do Mengão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário