segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Amado e os "casos"...



Amado Benigno foi um goleiro que atuou pelo clube de 1923 até 1934, fazendo 124 partidas com o Manto Sagrado. Nascido em Manaus, no ano de 1903, estreiou pelo Flamengo no dia 6 de maio de 1923, na vitória por 3x1 sobre o São Cristóvão. Conquistou três títulos pelo clube, o mais importante entre eles foi o Campeonato Carioca de 1927. É o 15° goleiro com mais jogos pelo clube. Jogou também uma vez pela Seleção Brasileira, em um amistoso Brasil 4 x 2 Rampla Juniors-URU, em 1929, no estádio de São Januário. 

Amado revesava no gol do Flamengo com outros goleiros, até se firmar como titular em 1926. Em 1927 vem sua consagração com o título Carioca, um dos títulos mais importantes conquistados pelo clube até então, pois a Associação Paulista de Sports Athléticos havia suspendido o Paulistano, e o Flamengo cedeu o campo da Rua Paissandu para que o time paulista disputasse alguns amistosos nesse período. Como retaliação e apoio político à entidade paulista, a Associação Metropolitana de Esportes Athléticos suspendeu o Mengão por um ano. 

Impedidos de jogar, alguns jogadores do Flamengo deixaram o clube. A punição porém foi revogada, e o clube teve que reconstruir o seu elenco, contratando antigos jogadores e incorporando algumas revelações como Flávio Costa. Apesar de todas as dificuldades no início do campeonato, como a goleada de 9 x 2 sofrida para o Botafogo, o time reagiu e conquistou o título estadual ao vencer na última rodada o América, jogo esse do histórico gol de Moderato.

Na véspera da final do Campeonato Carioca de 1928, que poderia dar o Bicampeonato ao Flamengo, o jogador Preguinho do Fluminense, que disputou a Copa do Mundo de 1930 no Uruguai, recebeu um  telegrama supostamente enviado pelo goleiro do Flamengo, Amado. “És sopa! Amanhã não farás gol!”. O atacante tricolor revoltado, respondeu  dizendo: “Farei dois gols, no mínimo”. 

No primeiro minuto de jogo, Amado falhou ao repor a bola em jogo e Preguinho fez 1 x 0. Aos 10 minutos do primeiro tempo, Preguinho ampliou. Promessa cumprida, infelizmente pra nós. O resultado do jogo foi 4 x 1 para o Fluminense, que venceu o campeonato. Só muito tempo depois se veio descobrir que Amado jamais havia lhe mandado qualquer telegrama, e a "provocação" foi obra de um sócio do Fluminense, Affonso de Castro, o Castrinho.

Quando jogava no Flamengo, Amado chegou também a dar uma de olheiro para o clube, pois ao observar um garoto que jogava nas categorias de base do Fluminense o convidou para jogar no Flamengo. Seu "assédio" porém não foi bem sucedido, mas não foi culpa dele. O grande problema foi que esse garoto se chamava Oscar Niemeyer, e o mesmo não aceitou o convite, pois não pretendia seguir carreira como jogador de futebol, que na época era um esporte amador e não permitia que os atletas sobrevivessem daquilo. Amado, por exemplo, era médico, profissão que continuou a exercer após encerrar sua carreira de jogador. O ex-jogador faleceu em 1965.

Amado é um dos Heróis do Mengão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário