sábado, 1 de outubro de 2011

O matador Benitez



1949, Campeonato Sul-Americano disputado no Brasil. Em São Januário, Brasil e Paraguai se enfrentam e empatam em 1x1, resultado este que daria o título aos brasileiros. Um jovem chamado Benitez penetra a zaga do time canarinho como um raio, e marca o gol da vitória, por sinal até hoje a última vitória paraguaia em solo brasileiro. O nome do jovem jogador é Benitez, que nessa mesma competição marcou 4 gols em uma partida, na goleada de 7 X 0 sobre a Bolívia, sendo até hoje o jogador que mais marcou gols em uma única partida pela seleção Paraguaia.

Jorge Duílio Benitez Candia nasceu em Yaguaron, no ano de 1927. Iniciou sua carreira em 1945, jogando pelo Nacional do Paraguai. Foi Campeão Paraguaio em 1946, mas se destacou mesmo no Campeonato Sul-Americano de 1949. Após o torneio transferiu-se para o Boca Juniors, onde foi Vice-Campeão da primeira divisão argentina em 1950. Fez 18 gols em 44 jogos pelo Boca, antes de se transferir para o Flamengo em 1952.

Alto e forte, Benitez era um atacante matador. Logo em seu ano de estreia mostrou a que veio, sendo o artilheiro do Mengão na temporada com 27 gols em 32 jogos. A adaptação ao clube foi ótima, principalmente porque jogou junto com seu companheiro de seleção paraguaia, o goleiro Garcia. Foi o artilheiro do Campeonato Carioca de 1953 com 22 gols, ajudando o clube na conquista do Tricampeão Carioca em 1953/54/55. Jogou até 1956 no clube, quando quebrou a perna.

Em 115 jogos defendendo o Manto Sagrado, fez 76 gols, o que rende a Benitez até hoje o posto de segundo jogador estrangeiro que mais marcou gols pelo Flamengo, atrás apenas do argentino Doval. É ainda o nono jogador estrangeiro com mais jogos pelo clube.

Benítez é um dos Heróis do Mengão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário